7 Técnicas Simples para Melhorar a Sua Letra

Publicidade

Atualmente, com os avanços tecnológicos, muitas pessoas perderam a prática de escrever, seja em cadernos, blocos de notas, ou qualquer outro tipo de anotação. Neste sentido, a caligrafia tende a se modificar, podendo ser para pior. Por isso, separamos 7 Técnicas Simples para Melhorar a Sua Letra!

Neste sentido, vale dizer que para ter uma boa caligrafia, é necessário praticar constantemente, além de manter o hábito de fazer anotações, seja em cadernos, livros, agendas, etc.

melhorar a sua letra
melhorar a sua letra (imagem google)

Sendo assim, além de voltar a ter prática de escrita, você ainda poderá trabalhar á melhorar a sua letra, caso a considere feia ou inadequada. Sim, algumas pessoas acham que possuem “letra de criança”.

Publicidade

Atualmente, é comum utilizarmos mais dispositivos móveis para nos comunicarmos. Entretanto, há momentos em que precisamos usar da nossa caligrafia, como em vestibulares, redações, cartas, solicitações, entre muitos outros.

Dessa forma, se você não tiver uma caligrafia interessante, pode passar por momentos muito constrangedores! Então, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma letra mais bonita. Confira!

Como melhor a nossa letra?

A caligrafia é algo essencial para todo ser humano. Por isso, desde crianças somos treinados sobre sua prática, não é à toa que muitas pessoas sofreram com o Livro de Caligrafia. Sendo assim, confira algumas dicas para deixar a sua letra mais bonita.

1 – Analise cuidadosamente sua letra

A primeira dica é referente a como melhorar a sua letra é. Para isso, é necessário fazer um exercício para identificar como você escreve, e o que pode ser mudado. Sendo assim, responda às seguintes perguntas:

  • Quais são as características mais significativas da sua letra?
  • Quais são as características que você não gosta na sua letra?
  • Tem algum modelo de letra para se espelhar?
  • Qual é o ângulo da sua letra?
  • Sua escrita é desigual ou serve a um padrão?
  • Como você gostaria que sua letra fosse?

A partir das respostas, será possível nortear o seu desempenho para ter uma letra mais bonita. Como base, escreva poucos parágrafos, para analisar o que deve ser mudado na sua letra.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

5 Dicas para Manter o seu Cachorro Sem Pulgas

2 – Escolha a caneta adequada

Poucos sabem, mas a caneta — ou lápis — usado na hora de escrever podem mudar a caligrafia. Sendo assim, canetas de ponta grossa possuem uma caligrafia, enquanto as de ponta fina apresentam outra.

Dessa forma, busque experimentar diversos tipos de canetas e lápis, para identificar qual deles melhor combina com a utilização de sua escrita.

3 – Tente escrever alinhadamente

Para ter uma letra bonita, o alinhamento da escrita é fundamental. Para isso algumas dicas são importantes, confira:

  • Mantenha as frases escritas alinhadas à margem da folha;
  • Busque alinhar sua escrita com as linhas do caderno.
  • Busque escrever cada letra sempre do mesmo tamanho.
  • Sempre escreva sobre a linha base do caderno/agenda.

Sendo assim, o alinhamento dará mais segurança para criar um padrão adequado de letra.

4 – Tenha cuidado com os espaçamentos

A função do espaçamento na escrita tem a mesma missão do alinhamento, deixar a caligrafia mais bonita. Isso porque quanto as palavras ficam muito juntas ou separadas, a leitura é dificultada.

Por isso, mantenha um padrão de espaçamento entre as palavras, pois isso dará mais qualidade a sua escrita, melhorando como você escreve as letras.

5 – Tenha apoio

Não tem como ter uma caligrafia bonita quando o seu braço está mal apoiado. Inclusive, se você usa os dedos indicador e polegar para segurar a caneta, precisará dos outros dedos como apoio.

Em suma, o apoio é fundamental para ter uma letra bonita, pois oferece maior estabilidade, não cansando os músculos. Ou seja, você consegue ter mais domínio na escrita.

6 – Não use muita força

Escrever nunca deve ser interpretada como uma atividade cansativa, especialmente se você costuma escrever muito. Assim, colocar muita força na hora de escrever é um grande erro.

Para isso, pegue suavemente na caneta, e permita que ela deslize sobre a folha naturalmente. Além disso, caso perceba que a escrita deixa marcas do outro lado da folha, diminua a força. Basicamente, isso vai melhorar a sua letra e ficar mais bonita, pois quanto menor o esforço, melhor a caligrafia.

7 – Tenha calma

Quando treinamos escrita, é comum ficarmos apressados, e escrevendo rápido demais. Entretanto, por estar em fase de aprendizado, qualquer deslize atrapalha sua nova caligrafia. Por isso, é necessário ter calma, e só começar a escrever mais rápido quando melhorar suas técnicas de escrita.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *