5 Dicas para Manter o seu Cachorro Sem Pulgas

Publicidade

Encontrar uma pulga no cachorro não é uma tarefa difícil. Isso porque elas são ágeis, e se multiplicam rapidamente, podendo ficar escondidas em qualquer cantinha da casa. Neste sentido, trouxemos 5 dicas para manter o seu cachorro sem pulgas.

Inclusive, você sabia que as pulgas podem ficar nos tapetes, sofás ou até nas camas, e só é possível perceber ao ser picado? Para acabar com esse problema, é necessário agir o quanto antes, pois assim impede que novas pulgas se instalem em sua casa.

cachorro
cachorro (imagem google)

As pulgas medem em torno de 1 a 8,5 mm de comprimento, não possuem asas, mas, conseguem pular numa altura de até 300 vezes o seu tamanho. Por isso, temos a impressão que elas estão em todo lugar!

Publicidade

Além disso, o estágio de vida das pulgas é constituído em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Quando adulta, a pulga pode colocar de 30 a 50 ovos por dia em um cachorro. Assim, os ovos vão cair e se espalhar pela casa, ficando escondidos até virarem pulgas adultas.

Dessa forma, quando o seu cachorro pega pulgas, 5% ficam em seu corpo, e as outras 95% ficam no ambiente em que ele vive, crescendo.

Confira dicas para manter o seu cachorro sem pulgas

Como mencionamos, eliminar pulgas do seu cachorro depende da higienização do local em que ele vive. Dessa forma, algumas dicas podem te ajudar a controlar as pulgas no seu cãozinho. Confira:

1 – Limpe o ambiente corretamente

A primeira dica para eliminar pulgas do seu cachorro é limpar a casa constantemente. Dessa forma, faça tudo o que for necessário: varra, tire pó, limpe com desinfetante, entre outras coisas.

Além disso, é necessário varrer o quintal diariamente, especialmente para retirar resíduos de folhas mortas. Por outro lado, também recolhe potes e outras sujeiras que estejam acumuladas.

Neste sentido, isso deve ser feito para eliminar resíduos que servem como abrigos para as pulgas. Por outro lado, mantenha sempre limpa a área externa, mesmo que o cãozinho não fique por ela.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

Aprenda Como Limpar a Tela do seu Notebook Corretamente

2 – Use o aspirador de pó

Após a limpeza, um grande aliado vai te ajudar: o aspirador de pó. Dessa forma, aspire todos os cantos, tapetes, sofás, estofados, tudo isso deve ser aspirado. Isso porque quando usamos o aspirador, eliminamos ovos de pulgas e até outros insetos. Dessa forma, aspire sua casa ao mesmo uma vez por semana, para impedir que os ovos se multipliquem.

3 – Use veneno para pulgas

Hoje, existem diversos produtos laboratoriais para eliminar pulgas do seu cãozinho. Caso o seu cão seja muito agitado, é possível usar uma versão em spray, que facilita a aplicação.

Além disso, você deve conversar com o veterinário para descobrir qual é o remédio mais indicado para o seu cachorro. Inclusive, a aplicação do veneno deve ser feita após a limpeza da casa com o aspirador.

Por isso, siga sempre as instruções do fabricante, e garanta que o animal não tenha contato com o veneno. Aliás, também existem remédios para controle da área externa, sendo assim, o seu cachorrinho deve ser retirado antes da aplicação.

4 – Limpe a cama do seu pet

Um hábito essencial para eliminar pulgas do seu cachorro, é limpar a caminha onde ele dorme. Isso porque, quando cuidados com um bichinho, devemos ter em mente que os paninhos que eles usam sempre devem estar limpos.

Dessa forma, você evita que novos ovos de pulgas se propaguem pela casa, ou até mesmo no próprio animal. Por isso, lave a caminha do seu pet ao menos uma vez na semana, para garantir que não haverão novas pulgas lá.

5 – Use um xampu anti-pulgas

Como mencionamos, a melhor maneira de eliminar pulgas é controlar os ovos no ambiente. Entretanto, também é necessário que o seu cachorro esteja protegido do inseto.

Hoje, existem diversos remédios que colaboram a eliminar pulgas, inclusive em versão spray. Geralmente, eles ajudam a eliminar pulgas já existentes, e evitam novas infestações.

Dessa forma, caso o seu cachorrinho esteja com muitas pulgas, a melhor opção é escolher um xampu anti-pulgas. Hoje, eles existem em versão líquida e até mesmo em formato de sabonete, por isso, escolha a versão que mais agrade o seu cãozinho.

Por fim, quando existe uma intensa infestação de pulgas, é necessário conversar com o veterinário, e sempre tentar fazer todas as dicas de uma vez. Assim, você conseguirá eliminar o seu bichinho desses minúsculos insetos!

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *