4 Dicas de Leituras para Melhorar a sua Fala

Publicidade

Saber se comunicar é essencial para o convívio em sociedade. Atualmente, isso se torna mais importante no mundo dos negócios. Desta forma, um dos fatores que mais atrapalha a comunicação é a má articulação das palavras. Sendo assim, vamos te mostrar 4 Dicas de Leituras para Melhorar a sua Fala!

Neste sentido, com o avanço das redes sociais, saber se comunicar se tornou imprescindível para uma boa convivência com as pessoas. Além disso, uma boa fala é essencial para conseguir bons resultados, ou até mesmo um emprego.

melhorar a sua fala
melhorar a sua fala (imagem google)

Assim, ter uma boa dicção oferece clareza, objetividade e assertividade a mensagem que você transmite. Por outro lado, você transmite segurança sobre o assunto, fazendo com que as pessoas se interessem pelos temas debatidos.

Publicidade

Sendo assim, se você tem dúvida de como melhorar a sua fala, vamos te ajudar! Neste artigo, traremos alguns exercícios e técnicas que vão aprimorar a sua maneira de falar.

Isso porque uma fala bem estruturada, com boa entonação vocal e uma pronúncia limpa, consegue despertar o interesse de qualquer ouvinte. Inclusive, essas características atribuem mais credibilidade e confiabilidade ao seu discurso.

Como melhorar a sua fala?

Primeiramente, o excesso de informalidade, ou o oposto, pode afetar diretamente uma fala. Geralmente, o profissional ou palestrante acaba não sendo levado a sério. Dessa forma, separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a sua fala. Confira.

1 – Fazendo movimentos faciais exagerados

Durante a fala, tendendo a otimizar, onde os movimentos faciais empregados para isso não são percebidos, e isso reforça diversos vícios de linguagem, comprometendo a qualidade da aula. Sendo assim, tenta falar forçando os movimentos faciais.

Para isso, abra bem a boca ao falar, e pronuncie de força forçada as sílabas, enfatizando as vogais. Além disso, preste atenção no posicionamento da língua, pois ela pode atribuir ruídos a uma oratória.

Em suma, esse exercício contribui para a tonificação facial, refletindo clareza na pronúncia. Portanto, tire 30 minutos por dia para ler textos em voz alta, sempre articulando bem os músculos bucais. Em pouco tempo, será possível notar que as palavras saem mais nítidas no seu discurso.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

Saiba como Deixar as Roupas do seu Bebê mais Cheirosas

2 – Exercite a fala desacelerada

Primeiramente, vale dizer que um discurso seguro e eficiente tem como um dos seus pilares a pronúncia das sílabas. Assim, você evita repetir o que disse, pois as pessoas não entenderam.

Isso acontece porque, quando falamos apressadamente, as sílabas se sobrepõem, prejudicando o entendimento da fala. Dessa forma, o ouvinte precisa entender o que você fala, e a sua articulação de cada sílaba, quando correto, tem muito peso.

3 – Observe sua respiração

O ritmo da nossa respiração interfere na pronúncia das palavras. Ao falar ofegante, as sílabas vão se misturando, e a fala não será satisfatória. Isso porque nossa fala ocorre pela passagem de ar nas pregas vocais, e o desempenho da linguagem oral está associado com a maneira como respiramos.

Por isso, busque treinar a sua respiração diafragmática. Para isso, deite-se com os pés elevados e uma mão sobre o peito, enquanto a outra fica abaixo das costelas. Assim, inspire e expire profundamente, se concentrando em fazer a mão que está abaixo da costa seja elevada mais do que a que está no peito. Em suma, essa elevação é indicativo da movimentação completa do diafragma.

Sendo assim, esse exercício pode ajudar na sua respiração, ou seja, você conseguirá falar de maneira mais clara e eficiente.

4 – Melhore o seu vocabulário

Geralmente, a maioria das pessoas precisa de um upgrade no vocabulário. Isso é indicado quando existe a repetição de termos, excesso de vícios de linguagem e outros fatores. Dessa forma, se você não conseguir melhorar o seu vocabulário, será difícil ter uma fala adequada.

Inclusive, não busque palavras difíceis no dicionário. Isso porque corre o risco delas sempre empregadas de mau jeito no seu discurso. No entanto, é fundamental ter uma boa noção de sinônimos, além de termos que possam se encaixar naturalmente no que está sendo dito.

Dessa forma, leia livros, jornais e revistas sobre diferentes assuntos, sempre prestando atenção naqueles termos que você não reconhece. Além disso, busque o seu significado e comece a empregá-las no seu dia a dia, mesmo que seja em conversas informais, até você se sentir adaptado com elas.

Por fim, uma fala eloquente sempre precisa de alguns truques. Portanto, use essas dicas e consiga se expressar melhor! 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *