Publicidade

Primeiramente, é válido dizer que toda cidade tem um símbolo que a representa, sempre contando um pouco de sua história. Em Nova York, temos a Estátua da Liberdade. No Rio de Janeiro, temos o Cristo Redentor. E, em Paris, na França, temos a Torre Eiffel. Portanto, Conheça Agora a Impressionante História da Torre Eiffel!

Construída em 1889, a Torre Eiffel é feita a partir de aço forjado, atraindo milhares de turistas para conhecer o cartão postal parisiense. Atualmente, diversas são as pessoas que vão à cidade somente para conhecê-la, tamanho a sua importância histórica.

Torre Eiffel
Torre Eiffel (imagem google)

A Torre está situada no Champs de Mars, ou Campo de Marte e, hoje, é a construção mais alta de Paris, tendo 324 metros de altura. Inclusive, até meados de 1930, a torre levava o título de monumento mais alto do planeta!

Publicidade

Na França, a torre fica atrás apenas do Viaduto Millau, que possui cerca de 340 metros de altura. O seu estilo é o art nouveau, sendo que ela foi feita totalmente em ferro e, ao todo, possui três níveis.

Atualmente, o monumento pago mais visitado do mundo é o grande atrativo urbano de Paris, concentrando milhões de turistas diariamente. Durante o dia, a torre encanta por sua projeção no meio da paisagem da capital francesa.

À noite, ela justifica o título dado a Paris como Cidade Luz, por encantar a todos com sua bela iluminação.

Qual é a História da Torre Eiffel?

A Torre Eiffel foi construída como um projeto para o evento Exposition Universelle, realizado em 1889, durante o centenário da Revolução Francesa. A exposição ocorreu na capital francesa entre 15 de maio e 6 de novembro, sendo um dos eventos mais importantes do país.

Devido à magnitude da torre, o governo francês promoveu, então, uma competição envolvendo engenheiros e arquitetos para que eles desenvolvessem o projeto de um monumento incrível para o período.

Ao todo, o concurso recebeu 107 projetos, sendo escolhido o do engenheiro francês Gustave Eiffel, em parceria com os seus colegas Maurice Koechlin e Émile Nouguier. Basicamente, o projeto levou dois anos, 2 meses e 5 dias para ser finalizado, um temporadas considerado recorde para a época, em virtude da baixa tecnologia.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

Quais Foram os 9 Países que mais Participaram da Copa do Mundo

Como foram as construções da Torre Eiffel?

Com maior exatidão, as construções da Torre Eiffel começaram no dia 28 de janeiro de 1887, e só foram concluídas em 31 de março de 1889.

Construída somente para o evento, a proposta da Torre Eiffel era, inicialmente, assim como ainda é descrita conforme o seu site oficial: elevar no Champ de Mars uma torre de ferro, com uma base quadrada, com mais de 125 metros de altura e 300 metros de altura.

E foi o que aconteceu. A torre, que é toda feita em ferro, dilata durante o verão. Além disso, a distância entre os quatro pés internos é de 74,24 metros e, no lado externo, cerca de 125 metros.

Durante o evento, milhões de visitantes ocuparam 95 hectares de feira no Champ-de-Mars, Morro do Trocadero e Esplanada dos Invalides. A intenção era que o monumento fosse retirado logo após o evento, porém, os cerca de 12 mil visitantes diários ficaram tão impressionados que, indiscutivelmente, o sucesso da torre a fez ser oficialmente adotada por Paris. Entretanto, ela não foi aceita rapidamente, como muitos pensam.

A Torre Eiffel foi odiada em sua construção

A princípio, os moradores de Paris não aceitavam a construção da torre, alegando que a construção de ferro representava um enorme contraste com a arquitetura bela e antiga da cidade. Felizmente, eles mudaram de ideia.

A Torre Eiffel conta com três pavimentos ou andares. O primeiro está situado a 57,64, com 91,13 metros de largura e 4.200 metros quadrados. Então, o segundo, fica a 115 metros de altura, e possui área total de 1.650 metros quadrados.

Por fim, a parte mais alta da torre fica a 273,13 metros de altura, contando com uma área total construída de 350 metros quadrados. Então, a 324 metros do solo, está a ponta de sua antena.|

Além disso, em junho de 1889, logo após a sua inauguração, a Torre Eiffel ganhou cinco elevadores. Atualmente, são sete equipamentos que fazem mais de 100 mil quilômetros durante todo o ano.

Publicidade