Você sabe como é formado um Arco-Íris? Descubra Agora!

Publicidade

Historicamente, a mitologia grega afirma que o arco-íris aparece sempre que a deusa Íris deixa um rastro colorido no céu. Ela está sempre buscando transmitir as mensagens de Zeus, o todo-poderoso do Olimpo. Extremamente romântico, entretanto, você sabe como é formado um Arco-Íris? Descubra Agora!

Basicamente, o arco-íris é um fenômeno óptico, que se forma devido à separação das cores que formam a luz solar. Dessa forma, ele pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas na atmosfera, enquanto a luz solar estiver brilhando acima do observador em baixa altitude ou ângulo.

arco íris
arco íris (imagem google)

Sendo assim, o arco-íris pode acontecer durante ou após uma chuva. Na verdade, isso ocorre em razão da dispersão da luz no céu.

Publicidade

Neste sentido, a luz do sol é uma onda de luz branca, constituída por várias cores. Então, quando essa luz incide sobre uma gota de água, os raios luminosos penetram nela, sendo refratados, e sofrendo assim a dispersão.

Quando está dentro da gota, o feixe de luz colorida é refletido sobre a sua superfície interna. Logo, ela sofre um novo processo de refração, motivo esse que provoca a separação das cores que uma pessoa consegue ver. Além disso, a dispersão ocorre em todas as gotas de água que estiverem na superfície recebendo luz proveniente do sol.

Como é a formação do arco-íris?

Na prática, o arco-íris não existe, se tratando de uma ilusão de ótica cuja visualização depende da posição relativa do observador. Inclusive, é necessário salientar que todas as gotas de água refratam e refletem a luz da mesma forma. No entanto, os olhos humanos só conseguem captar algumas cores desse processo de formação do arco-íris.

Sendo assim, o arco-íris surge quando o sol ilumina a umidade suspensa no ar, depois de uma grande chuva, por exemplo.

Quando o raio bate na borda de uma gotinha de água, a luz branca do sol é desviada. Assim, ela se decompõe em sete cores, que formam o seu espectro. Essas cores são vermelho, amarelo, laranja, verde, azul, anil e violeta.

Na prática, ocorre o efeito prisma. Cada cor é refletida em um ângulo diferente, e muda de direção ao retomar para a atmosfera. Aliás, a cor vermelha é que se propaga mais rápido, formando a faixa superior do arco-íris. A violeta, por ser a mais lenta, aparece na parte inferior.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

5 Curiosidades Sobre o Açaí que Você não Sabia

Neste sentido, o termo “arco-íris” remete a forma de arco, e a deusa Íris, da mitologia grega, que era a mensageira entre o mundo terrestre e o mundo celeste.

Além disso, vale ressaltar que vemos como um arco porque a superfície da Terra interrompe a visualização da continuidade do efeito.

Entretanto, caso estejamos em um avião, e ocorra a formação de um arco-íris, poderemos visualizar uma “circunferência-iris”, ou seja, o efeito criará uma circunferência colorida.

Como surge o arco-íris?

O efeito da decomposição da cor branca em diversas cores ocorre devido à existência de dois fenômenos de óptica geométrica, sendo duas refrações e uma reflexão interna total, da luz nas gotas de água.

Com a luz refletida na parede interna das gotículas de água, para se observar o arco-íris, é necessário estar de costas para o sol.

Além disso, outro fator que interfere na visualização do arco-íris é que ele sempre ocorre em um ângulo de aproximadamente 42 graus da pessoa que o observa, então, ele se desloca junto a ela.

Basicamente, encontrar o pote de ouro no final do arco-íris é algo impossível, pois, entre outros motivos, o fim não existe, então, seria como correr em direção a uma completa miragem.

Quais são as cores do Arco-íris?

Geralmente, as cores mais destacadas são: vermelho, amarelo, laranja, verde, azul, azul-escuro e violeta. Entretanto, o arco-íris mostra toda a faixa de cores visíveis pelo olho humano.

Inclusive, se prestarmos bastante atenção nas fronteiras de separação de suas cores, conseguiremos perceber diversas nuances incríveis. Acontece, que o ocorre é que as setes cores principais são as que mais se destacam quando o arco-íris surge.

Embora o arco-íris seja um fenômeno natural, é possível reproduzir o seu efeito de algumas maneiras, como ao usar uma mangueira ou um espelho e um copo com água. Por isso, responda aqui embaixo, você já fez um arco-íris nos seus tempos de escola?

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *