5 Curiosidades Sobre o Açaí que Você não Sabia

Publicidade

Apesar de ser extremamente consumido no Brasil, a maioria das pessoas desconhece mais informações sobre o açaí. Basicamente, essa fruta genuinamente brasileira é rica em vitaminas, e bastante usada nas indústrias para a fabricação de doces, refrigerantes, sucos, isotônicos, entre outros alimentos. Por isso, trouxemos 5 Curiosidades Sobre o Açaí que Você não Sabia!

Curiosidades Sobre o Açaí
Curiosidades Sobre o Açaí (imagem google)

Inclusive, por não saber a fundo as curiosidades sobre o açaí, e quais são os seus benefícios, muitas empresas usam ingredientes artificiais da fruta, em vez do seu insumo 100% natural. Por outro lado, adotar medidas saudáveis nos processo produtivos é essencial para atrair consumidores que vem buscando no mercado opções mais naturais e saudáveis.

Dessa forma, o processo do pó de açaí retira a água do fruto, mas sem comprometer suas características, como cor, aroma e sabor. Além disso, a produção mantém suas propriedades nutricionais, tornando esses insumos extremamente saudáveis, e um dos alimentos mais nutritivos que existem.

Publicidade

5 Curiosidades Sobre o Açaí que Você não Sabia

Um dos alimentos mais consumidos dos últimos anos, o açaí é amado por muitos brasileiros. Sendo assim, quem nunca pensou em tomar um pouco de ação para ter mais disposição? Isso porque é a imagem que muitos possuem do fruto. Dessa forma, confira 5 Curiosidades Sobre o açaí que você não sabia!

1 – O açaí dá mais energia ao corpo

Como mencionamos, muitas pessoas tomam açaí para ter mais disposição. Pensou que isso era um mito? Bem, você está enganado! Isso porque o consumo de ação oferece mais energia ao corpo, sendo um dos alimentos mais adequados para dietas que visam queimar muitas calorias.

Isso acontece porque o açaí auxilia no fluxo sanguíneo, ou seja, dá mais energia ao corpo, especialmente combatendo o cansaço e a fadiga. Por outro lado, o consumo de açaí favorece a disposição quanto combinado com exercícios físicos. Por isso, muitos isotônicos usam açaí como matéria-prima, devido a sua colaboração na atividade física.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

Você sabe como é formado um Arco-Íris? Descubra Agora!

2 – O açaí nasce em terrenos alagados

Muita gente toma açaí diariamente, mas, será que sabem de onde ele vem? É bastante provável que não! Na prática, podemos encontrar os açaizeiros, árvore que dá o açaí, em regiões úmidas, geralmente alagadas. Por isso, a produção costuma ser feita por comunidades ribeirinhas, principalmente na região Norte do Brasil.

3 – O açaí colabora com o emagrecimento

Nos últimos anos, a busca pelo emagrecimento saudável tomou conta da sociedade. Um levantamento divulgado pelo SEMRush, apontou que metade dos brasileiros prefere emagrecer do que ser feliz. Parece impressionante? Talvez isso explique porque tantos produtos rugem no mercado prometendo emagrecimento rápido.

Entretanto, existe o açaí que se destaca por ser um alimento saudável, e que oferece emagrecimento responsável. Geralmente, ele é muito usado na produção de doces, mas, é importante ressaltar que o açaí possui somente o açúcar da fruta. Por isso, ele é bastante incluído em dietas emagrecedoras, pois, oferece uma abundante quantidade de carboidratos, favorecendo a perda de peso.

4 – O maior produtor de açaí

O Norte do Brasil é a região que mais consome açaí, e isso não é novidade para ninguém! Inclusive, em alguns estados, o açaí é tão adorado que o seu consumo é diário. Sendo assim, não é estranho afirmar que o estado que mais produz a fruta está nessa região.

Isso porque uma das curiosidades sobre o açaí, é que o Pará é o estado que lidera sua produção no Brasil. Conforme um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Pará é o maior produtor mundial de açaí, sendo que o estado dobrou sua produção na última década.

5 – Açaí é extremamente nutritivo

Você pode até não gostar de ação, mas é inegável os seus benefícios para o ser humano. Como dissemos, suas propriedades têm sido aproveitadas em diversos setores, como alimentícios, farmacêuticos e até mesmo artísticos, pois algumas regiões usam do suco do açaí como tinta para pinturas.

Dessa forma, podemos dizer que o açaí é extremamente nutritivo, pois uma única porção possui diferentes vitaminas, como A, B1, B2, B3 e C, além de outros minerais e eletrólitos, como magnésio, zinco, cálcio, cobre, ferro, potássio e fósforo. Por isso, quando pensar em uma refeição simples e bastante nutritiva, não perca a chance de tomar um açaí!

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *