6 Fatos Interessantes sobre o Gorila que Poucos Sabem

Publicidade

Muitas pessoas possuem medo de gorilas. Seja devido ao seu grande tamanho, ou pela cara de mau que apresentam, eles podem assustar milhares de pessoas por aí! Mas, eles não são tão agressivos como parecem. Por isso, confira 6 fatos interessantes sobre o Gorila que poucos sabem!

Interpretados como os grandes animais nativos da África, além de serem os maiores primatas do planeta, os gorilas são animais fantásticos, e tipicamente divididos em dois grupos.

gorilas
gorilas (imagem google)

Sendo assim, o gorila da montanha reside nas regiões montanhosas da África Central, enquanto o gorila da planície vive em densas florestas da África Central e ocidental.

Publicidade

Conforme o Live Science, apesar de os dois tipos serem muito semelhantes, eles têm algumas diferenças. Por exemplo, os gorilas das montanhas possuem pelos mais longos e grossos, uma adaptação para as temperaturas mais frias onde vivem.

Por outro lado, os gorilas da planície possuem pelo curto e fino, pois essa pelagem, é adaptada aos ambientes florestais úmidos e quentes.

Além disso, há diferença no tamanho. Os gorilas da planície tem entre 1,20 a 1,80 m de altura, pesando entre 68 e 180 quilos. Por outro lado, os gorilas das montanhas possuem quase a mesma altura, embora eles possam pesar mais, entre 135 a 220 quilos, em média.

Onde vivem os gorilas?

Os gorilas da montanha vivem em montes altos e verdes de Ruanda, Uganda e na República Democrática do Congo. Por outro lado, o gorila da planície vive nas florestas da África Central e ocidental, espalhados por Angola, Guiné Equatorial, Camarões, Congo, Gabão e a República Centro Africano.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

Descubra Quem Criou o Sapato Social

O que os gorilas comem?

Conforme o Live Science, estes animais são adeptos de uma alimentação verde, exceto em alguns momentos. Geralmente, os gorilas comem vegetais, como brotos, raízes, aipo selvagem, frutas, cascas de árvores e celulose, porém, eles também são capazes de comer pequenos animais e insetos.

Além disso, eles também podem comer muito. Isso porque um gorila macho pode comer até 18 quilos de vegetação por dia. Inclusive, é preciso falar que a dieta exata de cada gorila depende de onde eles vivem.

Segundo o Sea World, cerca de 67% da dieta de um gorila de planície é de frutas e folhas, sendo assim, 17% sem folhas, caules e sementes, e 3% vem de lagartas e cupins.

Por outro lado, o gorila da montanha possui uma dieta composta por cerca de 86% de folhas, talos e brotos, 7% de raízes, 3% de flores e folhas, 4% de frutas e caracóis, larvas e formigas.

O que os gorilas fazem?

Normalmente, os gorilas vivem em grupos, conhecidos como tropas ou bandos. Um banco de gorilas pode conter apenas dois membros, ou chegar a 50 membros. Além disso, esses bandos são liderados por um macho dominante, chamado de dorso prateado que, muitas vezes, pode ser identificado por uma faixa cinza de pele nas suas costas.

Por isso, o gorila conhecido com dorso prateado toma as decisões sobre a rotina de seu grupo, quando acordam, comem, se deslocam e descansam. Além disso, como ele deve proteger sua família em todas as situações, esse gaiola líder tende a ser mais agressivo.

Em algumas situações, ele bate com as duas mãos no peito, caso perceba alguma ameaça para afastar o perigo.

6 Fatos Interessantes sobre o Gorila que Poucos Sabem

Agora que descobrimos um pouco como vivem os gorilas, confira 6 fatos interessantes sobre eles que poucos sabem.

1 – Impressão digital

Assim como os seres humanos, cada gorila possui uma impressão digital única. Inclusive, seus dedos são bem similares aos nossos!

2 – Andam sobre duas extremidades sem dificuldade

Geralmente, gorilas andam sobre quatro extremidades. Entretanto, caso necessite, ele pode caminhar sobre duas se problemas. Para isso, eles usam as mãos como apoio.

3 – Braços compridos

Os gorilas adultos possuem os braços 20% mais compridos do que as pernas.

4 – Tipo sanguíneo

Diferente dos seres humanos, os gorilas compartilham o mesmo tipo sanguíneo, o tipo B.

5 – Eles possuem emoções

Os gorilas conseguem compartilhar emoções com os humanos. Dessa forma, eles criam sentimentos pela família, choram e tem crises de riso.

6 – Sinônimo de força

Quando um gorila bate forte no peito, sua intenção é mostrar força, ou simplesmente demonstrar quem é o líder do grupo.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *