Dicas Simples para Deixar o seu Computador mais Rápido

Publicidade

Atualmente, podemos dizer que o mundo está na internet. Para isso, usamos o computador para diversas tarefas e, eventualmente, eles começam a ficar mais lentos. Dessa forma, trouxemos Dicas Simples para Deixar o seu Computador mais Rápido!

Neste sentido, com o tempo, o acúmulo de programas, arquivos temporários, HD fragmentado e outros programas em segundo plano, afetam diretamente o desempenho do seu computador.

computador mais rápido
computador mais rápido (imagem google)

Sendo assim, fazer reparos periódicos no computador é essencial para prolongar sua vida útil. Porém, seja por falta de tempo ou conhecimento, nem sempre sabemos como fazer isso.

Publicidade

Um estudo da FGVcia apontou que, no Brasil, existem mais de 200 milhões de computadores, ou seja, é quase um aparelho por habitante! Dessa forma, é necessário ter cuidado para que eles não virem sucata.

Dessa forma, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter um computador mais rápido e saudável, afinal, ninguém merece um computador lento e travando, não é mesmo? Confira abaixo!

Como deixar o computador mais rápido?

Primeiramente, para aumentar a vida útil do computador, é necessário fazer limpas externas e internas. Além disso, alguns truques são precisos para deixar o seu computador mais rápido. Confira:

1 – Limpe o disco rígido

Durante o seu uso, um computador pode acumular arquivos de internet temporários, além de relatórios de erros, registros e até mesmo pastas vazias que atrapalham sua usabilidade. Dessa forma, é necessário fazer uma limpeza periódica destes arquivos.

Para isso, use a ferramenta do Windows. Para acessá-la, digite na barra de pesquisa “Limpeza de Disco” e acesse. Então, escolha o disco que deseja limpar e aguarde a análise. Após selecionar os arquivos que devem ser removidos, clique em ok.

RECOMENDADO PARA VOCÊ LER

4 Maneiras para Deixar o seu Tênis Branco Novamente

2 – Desinstale programas inúteis

Normalmente, um computador acumula programas que não usamos, enquanto outros nem sabemos porque estão instalados. Dessa forma, isso acarreta um disco com menos espaço, afetando a performance do computador.

Para resolver o problema, basta desinstalá-los. Então, digite na barra de pesquisa “Programas e Recursos”, escolha o programa que deseja remover e selecione o destino “Desinstalar”. Dessa forma, basta seguir os passos da desinstalação.

3 – Limpe pastas e arquivos dispensáveis

Geralmente, diversos arquivos dispensáveis existem nos computadores, sendo que alguns programas não conseguem detectá-los. Dessa forma, é necessário fazer uma limpeza para se livrar disso tudo. Sendo assim, exclua pastas, fotos, downloads antigos e outros documentos que não utiliza mais. Além disso, esvazie a lixeira para ter certeza que eles foram removidos completamente.

4 – Desfragmente o disco

Geralmente, após certo tempo de uso, os discos rígidos ficam com espaços vazios entre os arquivos, permitindo que o sistema operacional posicione partes de novos arquivos em mais de um lugar, para otimizar o espaço usado.

Neste sentido, isso deixa a leitura do HD bastante lenta, por isso, o processo de desfragmentação é uma “organização” dos arquivos, deixando-os alinhados, facilitando o trabalho do sistema operacional.

Para isso, no Windows, digite “Desfragmentar” na busca, e selecione o resultado para abrir o programa do sistema. Em seguida, selecione o disco desejado e clique em “Otimizar”.

5 – Desative a inicialização de programas

Geralmente, muitas pessoas não sabem porque o seu computador inicializa devagar. Mas, isso pode acontecer devido à quantidade de programas que inicializam junto ao Windows.

Para resolver o problema, basta desativar a opção de inicialização. No Windows, vá para a barra de tarefas do menu “Gerenciador de Tarefas”. Assim, escolha a aba “Inicializar”, selecione os programas e, finalmente, clique em “Desabilitar”.

6 – Mantenha o computador atualize

Para fazer o seu computador ter uma boa performance e uma maior vida útil, é necessário conferir novas atualizações do sistema operacional, pois elas chegam para corrigir bugs eventuais. Além disso, essas atualizações permitem que o computador fique protegido de infecções e arquivos maliciosos.

Para isso, basta digitar na barra de pesquisa “Atualizações” e selecionar a opção “Verificar se há atualizações”. Com a janela aberta, clique no botão “Verificar se há atualizações” e tudo será resolvido!

7 – Tenha um antivírus

Para ter um computador mais rápido, é essencial fazer verificações periódicas por vírus, além de criar o costume de não clicar em links suspeitos quando estiver navegando na web, podem garantir a melhor performance para o seu computador.

Além de serem perigosos, os vírus conseguem diminuir a capacidade de processamento do seu computador. Por isso, tenha cuidado e sempre use um antivírus para deixar a máquina segura.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *